quarta-feira, 27 de abril de 2011

O inteligente e o esforçado

Esse post não é uma tese, nem um pacote fechado de conceitos, mas uma constatação pessoal. Assim com penso que o mundo se divide em pessoas que procuram motivos para fazer e outras para não fazer; umas que dão importância para X, outras para Y, outras para X e Y e ainda, aquelas que nem X, nem Y ou qualquer coisa parecida, trato aqui sobre gente esforçada e gente inteligente, segundo Ronise Vilela.

Particularmente, sempre me enquadrei no rol das pessoas esforçadas, daquelas que precisam suar para suas conquistas, sempre cheia de pedras, rochas e montanhas para utrapassar, escalar ou simplesmente chorar, mas sem desistir.

Pessoas esforçadas precisam estudar e se debruçar nos livros;
As inteligentes apenas captam no ar e já absorvem o conteúdo
Os esforçados ter que planejar a dieta, a viagem, as finanças, porque em caso contrário, se atrapalham;
Os inteligentes comem pouco, adoram uma planilha, mapas e GPS.
Gente esforçada clica o mouse no botão direito, seleciona o texto, clica em copiar e depois em colar;
Bem, a elite é no Ctrl C Ctrl V
O esforçado em si aprende uma receita, corta tudo, pica, cozinha, faz coisas em banho-maria, descasca;
Nem preciso dizer que o inteligente sempre é casado (a) com alguém super cozinheiro (a) ou então, inventa suas próprias receitas.

A lista é grande e não quero comparar aqui quem é melhor ou pior, é uma questão de tendência, talvez DNA ou esforço - olha eu ai sempre esticando o simples. Entretanto, percebo um saldo nos inteligentes que sempre me intrigou: eles desistem fácil ou não chegam até o fim. Desperdiçam chances, das quais daria minha vida por umazinha só que fosse.
São mentes diferentes, atos muito pessoais, mas sempre me esforço para entender cada um. É meu jeitinho.

13 comentários:

  1. Quem é esforçado, sempre se esforça em entender os demais! Não desiste deles! D+! Super me identifiquei!

    ResponderExcluir
  2. Esforçados vão longe! Pena que me enquadro no tipo 'preguiçosa'.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Acho que estou na categoria dos esforçados também, mas tem coisa que eu desisto sem peso na consciência.

    ResponderExcluir
  4. É bom ser esforçado, o inteligente não tem habilidade em tudo quanto é coisa. hehehe
    =)

    ResponderExcluir
  5. Vc estava errada a meu respeito. Eu ñ me encaixo no rol dos inteligentes. Quando quero algo, preciso aprender algo, eu tenho que ralar e rebolar um monte. Eu tento, juro, mas nem sempre meus esforços são recompensados.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, o problema principalmente no Jornalismo, são os falsos inteligentes por aí né? Mas enfim, abafa... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Sou esforçada e meu marido inteligente, o que várias vezes me faz sentir um asno, pois vejo quanto sou desajeitada. :/

    ResponderExcluir
  8. Carla Meira Scheffer2 de maio de 2011 às 10:40

    Penso mais ou menos como a Ellie, mas já vi meu marido meter os pés pelas mãos. Eu implico um pouco com os pseudo intelectuais e admiro os sábios. A dona Rosa é um ótimo exemplo de mulher sábia. Preciso de um certo tempo para 'deglutir' seu texto. Foi demais pra mim. Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida, ganho o oscar na cetegoria: esforçados! Me identifiquei demais. Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  10. Eu sou inteligente pra caramba, só que eu confio muito na inteligencia que as vezes eu nao consigo por exemplo estudar, pois acho que aquilo é muito facil, assim nao conseguindo me aprofundar totalmente, digamos que quem é inteligente a maioria das vezes é preguiçoso

    ResponderExcluir
  11. Acho que sou esforçada...Tenho que correr atrás do que eu quero, tenho que me esforçar pra alcançar meus objetivos, mas no geral sempre consigo, e melhor supero minhas próprias expectativas, isso eu já acho que por causa de uma outra qualidade(ou defeito,às vezes), meu perfeccionismo, não sei pq, mas eu não gosto de fazer as coisas(sou preguiçosa, rsrs), mas quando eu pego pra fazer, sai de perto!(rsrs), faço o meu melhor, se for preciso fazer mil vezes, eu faço, até chegar ao que eu quero! Mas fazer o quê?! né? É o meu jeito! E não pretendo mudar tão cedo!

    ResponderExcluir
  12. O que é mais importante para uma carreira de sucesso; a inteligência ou o esforço?



    Benjamim Franklim disse que “Todo aquele que afirma ser possível conseguir-se qualquer coisa sem trabalho, nem fadiga, é um envenenador.”



    Rui Barbosa, famoso estadista brasileiro, foi inteligente o suficiente para compreender que as vitórias que obteve em sua vida foram realizadas pelo esforço pessoal.



    “....Até agora, nunca o sol deu comigo deitado, e ainda hoje, um dos meus raros e modestos desvanecimentos, é o de ser grande madrugador.”
    A despeito de toda sua capacidade intelectual, Rui Barbosa tornou-se conhecido como um trabalhador incansável.



    Segundo o filósofo grego Sócrates: “O homem inteligente não é sábio. Sábio é o homem que esforçando-se torna-se inteligente.”



    O poeta Gonçalves Dias enaltece o esforço dizendo: “Não chores meu filho, não chores que a vida é luta renhida. Viver é lutar. A vida é um combate que aos fracos abate, e aos fortes e bravos só pode exaltar.”



    Concluímos então que a inteligência é a faculdade de aprender, entender, raciocinar, adaptar-se facilmente, percepção e capacidade de resolver situações problemáticas.



    Em maior ou menor escala, todos possuem inteligência.



    O esforço tem que ver com as atitudes, o que é realizado ou executado. Até mesmo a ação de pensar e raciocinar demanda esforço. O esforço envolve dispêndio de energia, força, coragem, ânimo que causam por sua vez, resultados práticos.



    Portanto Inteligência sem esforço nada vale. Unicamente o esforço gera fatos, realizações que trazem recompensas e sucesso. Nunca se esqueça que o "Poder de Deus e o esforço humano" é o segredo do sucesso.

    André Gomes

    ResponderExcluir
  13. verdade . o pessoal na minha turma falam que eu mais 4 somos os "nerds" , porém os nerds são divididos em 2 categorias e uma esseçao
    1 é o nerd inteligente(que existem muito pouco numa turma ,a probalidade é de 1 a 2,quando aparecer um 3 é raro)
    O NERD INTELIGENTE NEM PRECISA ESTUDA E SO DA UMA REVISADA NAS PAGINAS QUE SO PELO AR SACA OS ASSUNTOS , TEM UMA FACILIDADE EM QUALQUER COISA QUE FAÇA OU QUEIRA APRENDER ,EM MENOS DE 5 MINUTOS CONSEQUE CAPTAR.ISSO É UMA QUESTAO DE VOCE NASCER ASSIM ,É INTELIGENTE VAI SER INTELIGENTE PELO RESTO DA VIDA.
    2 é o nerd esforçado (que existem maior e mais avantajado na turma , a probalidade é de 1 a 5)
    O NERD ESFORÇADO , O PROPRIO NOME DIZ QUAL É O SIGNIFICADO, O ESFORÇADO PASSAR POR MONTANHAS FURACOES PARA APRENDER ,E AINDA TEM VEZES QUE ELE DECORA NEM APRENDE.
    a esseçao é a do nerd ineligente e esforçado , que junta os dois fica uma maravilha , é o melhor!!!
    A DIFERENÇA DO ESFORÇADO E DO INTELIGENTE TEM HORAS QUE DA PRA NOTAR , POR EXEMPLO, A PROFESSORA FALA OU PASSA UMA PROVA SURPRESA O INTELIGENTE NEM REVISOU E SABE O ASSUNTO OU TIRA UMA NOTA BOA, JA O ESFORÇADO FICA PERDIDO NO TEMPO ,NÃO SABE NADA , FICA DESESPERADO E É NESSAS HORAS QUE O ESFORÇADO DEPENDE DO INTELIGENTE!! eu sou da turma dos inteligentes e agradeço muito por isso!! tem gente que diz que qualquer pessoa pode se tornar inteligente , mas isso não verdade a pessoa ja nasce inteligente!! isso eu digo por insperiencia propria!!ja o esforçado nasce normal e estuda para virar esforçado!!

    ResponderExcluir