segunda-feira, 15 de março de 2010

Quem bebe as águas do Iguaçu sempre volta


Quando soube que iria fazer uma pauta em União da Vitória, um sorriso largo, sincero e juvenil se fez no meu rosto. Falar desta cidade automaticamente ativou a pasta de lembranças da infância feliz que passei em União, nos dois períodos da minha vida.
Eu devia ter uns 8 anos, quando a família se mudou para UVA (assim alguns abreviam). Meu pai ainda era jogador de futebol e ali se fez técnico. Morávamos num apê gigante, com banheira de Rê Bordosa, sacada que assistíamos o tradicional desfile de 7 de Setembro e lugar onde aprendi a identificar as marcas de automóveis, pois era a avenida principal da cidade. O jardim de uma imobiliária, a uns 30 metros de onde morava, servia para dar vazão as minhas brincadeiras. E o sol? Em UVA sai somente depois do meio-dia!
Foi em União da Vitória que conheci uma menina querida, Eliane, tocava piano e eu achava o máximo, ela era minha melhor amiga da escola, a Padre José de Anchieta. Foi lá que usei um calção ridículo de Educação Física que parecia um repolho. Padre Abel foi quem rezou a missa da minha 1a.Comunhão, Ragly era o nome da doidinha da época e uma sorveteria de crentes, meu lugar predileto.
Na fase 2, morei num bairro, cujo nome não me recordo. Tinha um campinho de futebol bem em frente da casa: bordô e com um chorão imenso. Nessa época, solidifiquei minha amizade com Regiane. Íamos juntas a outra escola, a Lauro Müeller Soares, onde fiquei conhecida como Vilelinha (coisas de interior quando se é filha de famoso). Foi lá que pela primeira vez conheci a palavra buceta (não sabia o que era); tive o meu primeiro amor platônico (não lembro o nome); e tive aula de Educação para o lar. Ruá!ruá! ruá!
E na hora de ir embora, pressenti que não voltaria tão cedo. Com lágrimas nos olhos, minha professora querida, Roseli Guérios me disse: "Ronise, não chore. Quem bebe as águas do Iguaçu sempre volta"

3 comentários:

  1. Bonito, bucólico, sentimental.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo mais presente nos comments do meu blog: é tudo isso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Lindo,lindo,lindo! É só o que tenho a dizer.Gosto quando você escreve assim. A singeleza é uma das melhores coisas da vida!

    ResponderExcluir