terça-feira, 29 de junho de 2010

COMIDA


O assunto do post nasceu da discussão conjugal sobre se deve ou não adoçar o chá. "Açúcar! Isso é horrível sem açúcar!", disparou o marido. E eu, defendendo bravamente que o chazinho estava perfeito sem adoçar. Fiz uma pesquisa breve no twitter e por 3 votos a 2, os internautas decidiram que o chá se adoça. Tudo bem, eu nem gosto de chá, para mim é coisa de gente doente.
Dor de barriga: toma um chazinho de hortelã
Gripe: toma um chá com mel
Estresse: toma um chá de camomila
E assim segue a lista...
Eu tinha essa mesma birra com sopa. Detestava. Até que eu mesma resolvi fazer as sopas. Caldos com substância, canjas de levantar defunto e sopinhas kids deliciosas!
E agora, minha nova empreitada são os pães. A primeira experiência foi boa, a mão pega certinho o ponto da massa. Mas, no último sábado, farinha demais, forno demais e ficou uma pedra. Não desistirei.
Trauma - todo mundo deve ter uma comida traumática, e couve-flor é a vilã da minha infância. Devia ter uns quatro anos, minha mãe fez couve-for à milanesa. Eu já tinha uma enorme no prato. Intacta. Meu pai resolveu pegar a última da travessa e o que a menina aqui fez? Um escândalo, porque queria a tal couve-flor. Pacientemente, papai e mamãe explicaram para a Ronisinha que eu ainda tinha uma couve-for inteira no prato, mas a relutante menina queria porque queria a da travessa também. Dai veio a ameaça paterna "vai ter que comer tudo! a do seu prato e da travessa!" - aceitei o desafio, mas a hortaliça não passava. Como um carrasco, papi fez eu comer tudinho e até hoje nem posso ver uma couve-for que tenho ânsia.
Fases - MACROBIÓTICA - grãozinhos e almoços no Micado (aqui em Curitiba) faziam parte do meu estilo bicho-grilo. Nessa época, uns 17 anos, fazia teatro amador, ouvia dinossauros do rock e usava roupas de bandagem, porém, foi o período que mais engordei. Fora macrobiótica!
JUNKIE FOOD - na verdade nunca fui muito chegada na versão hamburguer, refrigerante e batata frita, mas comia pão e bebia muito. Foi a alimentação básica da vida universitária, bukowskiana e com picos de magra e gorda (inchada na verdade).
DIETA DE MC HAMMER - um dançarino negro que fazia uma coreografia bem legal e sua dieta era a base de frango. Adotei o modelo, quando abandonei o consumo de carne vermelha. Era um saco, sempre levava uma bandeijinha de asinha ou coxinha da penosa nos churrascos de amigos. Nem gorda, nem magra, nem elegante, mas o colesterol!!!!
E hoje, ao discutir com minhas amigas da #confrariatuiteira, onde seria nosso próximo encontro, surgiu a polêmica não tanto do local, mas sobre o cardápio. Eu e a @cdiurno rejeitamos de cara comida japonesa. Eu detesto com a força de um samurai, tuitei. E aproveitei para dizer que bucho e hot dog também não são bem-vindos. Dai a @_CrisRangel aproveitou para registrar que não topa comida mexicana. A-d-o-r-o! Enfim, vamos tomar um café, o velho e bom menino que é bebido de várias formas!
E agora, um chocolate para fechar o post, mas esse é um assunto a ser postado só para ele, outro dia.

5 comentários:

  1. Menina, este post está uma verdadeira salada de frutas! Tenho muitas coisas para comentar.

    Minha mãe sempre tomou chá sem açucar. Chá sempre foi uma vergonha pra mim. Eu queria ser chinesa (por causa da ascendência que ninguém vê), chineses adoram chá, todos em casa adoravam chá e eu não gostava. Até que a coisa ficou mais grave, porque uma vez fui visitar o meu pai, tive uma intoxicação grave, e ele me enchia de chá para vomitar. Lembro que depois da 10º vez eu parei de contar (acho que isso explica aquele outro nosso trauma, né?).

    Sempre teve muitos livros de macrobiótica em casa, então eu cresci lendo e minha mãe tentando aplicar. Quando ela fazia faculdade e trazia marmita pra gente, era mole. Dessa época que vem o meu gosto por comida natural. Quando ela tentava fazer, era dose, uma comida sem gosto! Ainda adoro arroz integral.

    Hoje eu tento equilibrar. Não bebo mais refri porque era viciada em coca, não tenho tentações em casa porque comeria tudo em 5 min. Também estou numa fase de sopas. Pela primeira vez, fazendo sopa de verdade e não de pacote. Minha preocupação é o que farei quando o verão chegar...

    (ficou longo! Vou deixar porque eu sei que é legal)

    ResponderExcluir
  2. Querida, belo post. Comida é sempre bom assunto. Não tenho trauma alimentar, embora minha mãe tenha tentado me fazer ficar com trauma de tomate, coisa que não conseguiu. Como muitos até hoje, mas isso rende post no meu blog.
    Quanto a gostos eu realmente odeio mexicanos. Ñ tolero pimenta e nem as combinações estranhas pro meu paladar. Já tive tb minhas fases naturebas, sem carne, já fui mais trash food e hoje tô numas de nem tanto céu, nem tanto mar. Mas amo comida vegetariana e japonesa! E adoro couve-flor! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu só tomo chá sem açúcar! Nunca tive uma fase radical na vida assim sabe? Ficar sem comer carne ou virar macrobiótica. Sempre comi muito mal isso sim, com preguiça de experimentar as coisas. Por mim eu viveria de macarrão e pipoca! hahaha =D

    ResponderExcluir
  4. também vou comentar em partes!
    hahahaha

    Normalmente tomo chá com açucar, mas em dias que me considero mais inspirada, vai sem. Adoro chás, mas não tenho o hábito diário, como o café. Quando morava sozinha, fazia um chá com torradas à noite, pra esquentar. Hoje me esquento com o namorado, sabe como é... hehehehe

    As sopas eu também nunca fui lá muito fã, mas neste inverno, tem sido uma ótima alternativa para as massas e comidas calóricas e engordativas que comi no inverno passado (e que se transformaram em 4kg). Gosto de sopinhas prontas, em que adiciono uma cenoura, batata ou mandioquinha cozida... nhaaam!

    Já as escolhas de comidas, descobri que gosto de quase tudo, desde que bem preparado e temperado. Não gosto de bucho, mas aaaamooooo comida japa, comida mexicana, italiana, francesa, brasileira... a-do-ro uma feijoada! hehehe

    Dia desses, na mudança, descobri que tenho milhares de livros de receitas. Alguns, de 1993, em que comecei a me aventurar na cozinha, aos 10 anos. Adoro cozinhar coisas diferentes!!! Tenho é que me cuidar pra não engordar (mais)... heheh

    ResponderExcluir