quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobre todos os nomes


Usei a imagem de uma lista telefônica, porque era assim, até bem pouco tempo, que se achavam as pessoas nesse mundo. Hoje, basta digitar no Google.
No bate-papo do MSN com a Cris Rangel , me veio a inspiração para escrever sobre nomes de pessoas que marcaram a minha vida. Evidente que contarei a história do meu, Ronise, aceito por mim com mais tranquilidade nos dias de hoje. Como primeira filha e nascida numa época em que não existiam ecografias, fui gestada como menino. Enxoval de menino. E, nome de menino. Juarez, como meu pai. Num abril curitibano, nasce no HC, a única menina. Euzinha. Pânico! Roupas azuis e sem nome definido por quase dois dias. Segundo mamis, o pai sugeriu Júlia, mas ela descobriu que se tratava de uma ex-namorada e vetou a proposta. Até que veio a idéia de tirar o nome Ronise da Revista Pais & Filhos . Como o nome é diferente, escreveram em diversos bilhetes pela casa para memorizar. Em 40 anos de vida, falei apenas com uma outra Ronize, com Z.
Mas, o que quero pontuar nesse post é como existem pessoas de nomes recorrentes na minha vida. Déboras e Maras são muitas. As Déboras não me trazem muito boas lembranças, com exceção da salvadora do engasgamento da bala soft . Uma delas foi professora da faculdade e depois, quando tornou-se colega de trabalho, me ignorou. E eu achava ela tão legal! Uma outra, suburbana, tomou o coração de um antigo amado, pela forma mais suburbana: engravidando. É, passei por isso sim, mas não tenho vocação para personagem de Manoel Carlos: tudo por amor. E teve outra Débora, que de aprendiz, virou colega. Também me esnobou, só porque foi trabalhar em rádio. Tadinha dela, cem anos de rouquidão para você amada!
As Maras são mara!
Mara Vitorino- poeta, sensível, amigona do peito e mãe da linda Flávia , viveu comigo a juventude louca, livre e feliz, embora achássemos que éramos deprês.
Mara Cornelsen- mestra da Tribuna, da Gazeta e fada-madrinha de plantão. O sorriso em forma de gente. Contagia.
Mara Catarina - foi quem me deu a mão, mesmo sem me conhecer. Ariana daquelas de derrubar muito mais que portões de garagem, essa derruba muros, mas é leal!
E assim, tem várias outras pessoas com nomes em comum, incomuns que marcaram minha vida, e que valem muitos posts. Sobre como escolhi o nome Alice para minha filha? Lá no blog MÃE SÓ MUDA DE ENDEREÇO

5 comentários:

  1. quantos mistérios guardam um nome né? adorei ler da minha mãe! beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Nomes... Pois, já te disse que tenho problemas com Sônias e Tânias, né? O da Tânia vale um post no meu Blog. Nome é uma coisa importante por isso Isadora, minha gatinha, tem esse nome. Mulher forte e determinada. Ponto. Já eu, passei pela mesma roubada de pensarem que era menino e nascer menina. Pasme: meu nome foi dado pela minha avó materna, inspirada na Christiane Torloni!

    ResponderExcluir
  3. Rá! Muito bom o post. Meu nome tem uma história ótima tbém, um dia eu conto lá no Elo! =D

    ResponderExcluir
  4. que nome a gente dá pra amiga que não liga no nosso aniversário?????

    ResponderExcluir
  5. FLÁVIA - tua mãe faz jus ao MARA!
    CRIS - aguardo o post
    LÁLIKA - seu nome também deve ter uma história superinteressante. Aguardo!
    KÁTIA- Monstra define

    ResponderExcluir