segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Escalada “invade” Curitiba e muda estilo de vida de adeptos

Mais uma matéria produzida para o Jornal do Estado e Portal Bem Paraná.
Confira:


No dia 15 de agosto deste ano, a paranaense Carin Marchiorato, de 29 anos, conquistou uma proeza. Ela foi a primeira brasileira a vencer um boulder com graduação V8. Não entendeu? Boulder é o nome dado para a escalada feita em pequenos blocos de rocha que exigem do escalador movimentos curtos, de explosão e extremamente difíceis, explorando força e técnica.
O esporte de aventura, muito cultuado no cinema, também vem ganhando espaço nas academias especializadas, já que alia várias qualidades na preparação fisica, como força e agilidade. Em Curitiba são três academias especializadas. E com grandes perspectivas de crescimento. Nos cursos de escalada do Clube Paranaense de Montanhismo, de cada seis alunos, dois se tornam praticantes contínuos, o que demonstra o crescimento do esporte.
“Além disso, quem se torna adepto do esporte, começa a ter um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar e beber moderadamente, para melhorar o desempenho”, avalia Ronaldo Montalto, montanhista que pratica o esporte há 20 anos e um dos sócios da Caverna Ginásio de Escaladas — academia criada há 10 anos e localizada na área central de Curitiba, e local de treinamento de Carin.

Leia o restante da matéria AQUI

Um comentário: