terça-feira, 25 de junho de 2013

O que eu quero com o Brasil?

EDUCAÇÃO sempre foi o pilar que mais acreditei na construção de uma sociedade justa, esclarecida e autônoma.
EDUCAÇÃO em discurso político sólido foi o que creditei meu voto, campanha, como no caso de Leonel Brizola, especialmente com o respaldo do grande Darcy Ribeiro
EDUCAÇÃO! EDUCAÇÃO! EDUCAÇÃO!
Para mim essa é a diretriz, o restante se divide em Segurança Pública e Saúde, não adianta detalhar.
Eu simplesmente acho absurdo ter que pagar para uma criança ter um ensino mínimo de qualidade, e as escolas particulares entulharem currículo disso e daquilo, para justificar os preços das mensalidades, cada vez mais abusivos.
Eu fui do tempo em que estudar em escola pública era selo de qualidade. Quem estudava em escola particular era apontado PPP (Papai Pagou Passou), eu recebia material escolar, merenda, livros. Livros!!!!
Hoje se gasta mais de um salário-mínimo em livros, mais um trilhão em materiais cuja utilidade é questionável!
No país que eu sonho, desejo e luto por meio do meu trabalho, o Poder Público teria que ofertar em período integral, educação de qualidade em todo o Ensino Fundamental, no caso até o 9º ano, no mínimo!
As bibliotecas seriam abarrotadas de livros e a leitura mensal de pelo menos um título seria obrigatória. Ateliês de arte variados, muita Educação Física, voluntariado. Com professores graduados e suas especializações pagas pelo Governo.
Uma vez, um secretário de estado com quem trabalhei, muito lúcido em suas análises, disse que o mundo teria que ser reinventado para terminar com a criminalidade. Um criminoso não entra "no mundo do crime" do dia para noite. É lá, quando está na fase escolar, sem vaga na escola, com pais trabalhando o dia todo, que ele fica perdido. Nesse ponto começa a malandragem e ai, a criança sem escola absorve a filosofia ganho mais dinheiro roubando do que trabalhando ou estudando.
Eu não preciso aqui, com exceção ao Brizola, que sempre me empenhei na causa quando ainda estava na luta, revelar minhas tendências políticas, mas se eu tenho um grito para dar nesse onda de protestos:
“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
―Darcy Ribeiro

3 comentários:

  1. O grande Brizola e o grande Darcy Ribeiro implantaram a escola integral - os Cieps, hoje [os que resistiram ao sucateamo dos governos neoliberais seguintes] chamados "Brizolões" - há 30 anos. Ou seja, muito antes, três décadas antes de a escola integral ser bandeira, os dois já estavam a tornar realidade.

    ResponderExcluir
  2. Educação é fundamental, mas melhor ainda se ela estiver associada a programas de distribuição de renda, reforma agrária, qualificação profissional, geração de emprego (e, novamente, renda) e democratização dos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Ronise, complementando meu comentário anterior: sozinha, a educação não reduz a pobreza nem a desigualdade. Não adianta formar mais engenheiros se não criarmos mais vagas de empregos para eles. A importância da educação é maior para a cidadania e a participação política do que para as questões econômicas e sociais. Temos que invedstir mais na educação, mas também na criação de empregos e distribuição de renda.

    ResponderExcluir