quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Profissão: JORNALISTA (mas pode ser cozinheira também)

Currículo

Jornalista com DNA de impresso e cabeça aberta para o novo "menino Jornalismo"

Com a formação clássica da década de 90, do Jornalismo basicamente voltado ao impresso, Ronise Vilela, 44 anos, saiu da Universidade Estadual de Ponta Grossa, recentemente com melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(Enade)no curso de Jornalismo e depois de aventuras e desventuras em trabalhos free-lancer, começou sua carreira no Jornal do Estado, em 1994.
Lá, iniciou sem qualquer experiência na área, atuar na editoria de Esportes, quando fez cobertura diária dos três times da capital: Paraná, Coritiba e Atlético. Em três meses, Ronise assumiu a edição do Paraná Esportivo, onde teve contato e aprendizado mais próximo do funcionamento de todas as etapas do processo do jornal.

Em 1995, a jovem repórter é contratada pela Tribuna do Paraná. Na primeira fase tem a atribuição de reportar os júris populares e, aos poucos, com grandes mestres do Jornalismo Policial como Mara Cornelsen, Ivo Lovato e o saudoso Charles, vai avançando nas pautas do jornal mais popular de Curitiba. Em quase cinco anos de "casa", Ronise teve toda a base para trabalhar em qualquer editoria, pois a setorização "Polícia", que recebe nomes derivados de Segurança, Cidades, Cotidiano ou Geral é a prática do Jornalismo raiz.

No fim de 1999, Ronise começa seu trabalho na Gazeta do Povo e tem a chance de ampliar seu trabalho na reportagem e edição, plantões e contato mais profundo com paginação, fotografia e arte. Fez matérias para área Policial, Geral e Política.

A fim de experimentar outros voos além redação, é selecionada para Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Dom Bosco. Do período em que trabalhou na empresa, aprendeu a fazer Comunicação Interna, deu start na revista dirigida a todos os alunos do complexo e estabeleceu pautas nos mais variados meios de comunicação.

Depois de trabalhar com comunicação no meio corporativo, Ronise começou a trabalhar em 2004 na assessoria do Poder Público, na Secretaria da Justiça e da Cidadania. Ficou até janeiro de 2011. A experiência nas redações ajudou a entender como funciona de forma mais eficaz a relação assessoria-redação, mesmo com as naturais crises entre as partes. As viagens pelo interior do Paraná auxiliaram a ter um panorama diferente do estado, assim como acompanhar os programas de Governo em reportagens e a gerenciar crises.

Nos últimos dois anos, a repórter retornou ao Jornal do Estado, desta vez com o desafio de trabalhar para o Portal Bem Paraná, onde aprendeu a produzir nova forma de notícia na linguagem web, área que muito a atraiu.

Diante de todo o quadro, que pode ou não agradar pessoas, o mercado ou o próprio Jornalismo, Ronise aproveita o tempo para se reciclar, buscar propostas em que possa oferecer a qualidade de seu serviços e levar um pouco do antigo "menino Jornalismo" para o novo "menino Jornalismo". Enquanto isso, prepara alguns pratos na cozinha, outra atividade que aprecia, ainda não profissionalmente.

2 comentários:

  1. nem consigo acreditar que este super post está sem comentários! acho que até na internet acontecem suas pequenas revoluções. os blogues perderam espaço para a facilidade das redes sociais, que querem tudo ao mesmo tempo, agora.


    mas falando da sua vida profissional, eu admiro muito! queria ter sido jornalista de redação grande e ter contato com este universo quase mágico. mas não rolou, paciência. =) beijão, Ro!

    ResponderExcluir