quinta-feira, 8 de julho de 2010

Homens podem ser amigos das mulheres?


Primeiro sobre o símbolo Yin-yang da gravura ao lado. A grosso modo, a filosofia chinesa o Yang é o princípio ativo, diurno, luminoso, quente, masculino, enquanto o Yin representa o princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino. Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.
*** *** *** *** *** ***
No meu instinto feminino, não acredito na absoluta e irrestrita amizade de um homem por uma mulher. Assim, sem nenhum desejinho! Lógico, salvo os casos da opção sexual do seu amigo ser por outro amigo. No sentido oposto, acredito que a mulher é capaz de ter te uma amizade por um homem sem qualquer desejo de foro íntimo.
Mas, independente do meu parecer a respeito, amizades masculinas dão uma leveza, um gosto de irmão e eu tenho sorte, meu irmão Juba é muito meu amigo. Daqueles meninos que serviriam, pelo menos para mim, para ser amigo. Sabe ouvir, mostrar o contraditório e dar um prognóstico quase sempre certeiro.
Eduardo. Por onde anda esse meu amigo da adolescência? Estudamos juntos no cursinho, fazíamos montanhismo, depois teatro e ele casou com uma amiga minha, que eu apresentei. E nunca mais nos vimos. Perdi dois amigos. Menina geralmente não gosta de que seu companheiro mantenha os vínculos com as amigas, talvez no íntimo, sempre achar que rolou alguma coisa. Ou é pura implicância feminina.
Cleversom, com "M" mesmo no final, companheiro das bebedeiras em Gross Point - Tenesse. Nós nos reencontramos ano passado pelo MSN, e ele usou um código muito particular que identifiquei na hora: "se você for a Rosemires me adiciona" , ou algo assim. A gente se chamava por nomes esdrúxulos, para se avacalhar. Coisas de amigo.
Fábio. De amigo a editor. Especialista em dar "aquela" força, quando você está prestes a completar 30 ou 40.
Marco. Casou, perdi total.
E...tcham, tcham, tcham, tcham! Kako. Também perdi. Casei com ele. Entendeu a desconfiança?

15 comentários:

  1. Um dia uma amiga me disse que tinha inveja porque eu tinha amigos homens e ela não. Até então, eu não tinha percebido isso. Aí comecei a desconfiar que tantas bolas-fora e tantos namorados ruins que ela tinha era por culpa disso. Bola-fora porque nossos amigos homens nos ajudam a entender melhor a "alma-masculina" (engraçado usar essa expressão no masculino); namorados ruins porque tem esse lado do amigo ser meio uma opção, alguém que só falta algum tchans pra virar algo um excelente algo a mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na amizade em homens e mulher. É uma ótima chance de descobrir a sistemática dos homens, como pensam, como agem, como sentem.

    ResponderExcluir
  3. entao..eu tenho amigas mulheres, q "perdi" justamente pelos motivos mencionados. Mas tbm sou culpado pq os amigos da minha namorada tbm me causam desconfiança.sempre se pode ter amigo do sexo oposto, mas qdo as ideias casam mto, tudo acaba misturado..como tudo que falei agora!é possivel vc "se ver" em outra pessoa e nao misturar?

    ResponderExcluir
  4. seu irmão é meu melhor amigo e entendo o q vc diz! eu tenho muitas amizades com homens. é dificil no começo criar limites sexiaus. mas depois q acontece e as cartas estao na mesa, tudo fica mais fácil e infinitamente compensador!

    ResponderExcluir
  5. rô, nosso único problema é a incompatibilidade das agendas. hoje, por ex. recebi alvará para ir ao capitu. vamos?
    bjos do marco (não perdido totalmente)

    ResponderExcluir
  6. 99 por cento dos meus amigos acabaram na cama... mas depois voltamos a ser amigos numa boa, confidentes até! E sempre se pode contar com a FF - fofa fixa, ou fucking friend, ou foda amiga rsrssr -
    A mulher do cara não gosta, eu pelo menos odiaria ver meu homem com uma amiguinha muito intima, pq se eu sou assim,, quem dirá eles, os homens? Mas isso é meu, pq eu sou muito ciumenta mesmo.
    E sabe... tive tesão até por um amigo gay, por que ele me fazia cada massagem nas costas que uau!!!
    Beijos! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Há, leu meus pensamentos! Ia escrever sobre isso no Elo, quem sabe um dia escreverei. Então, eu sinceramente não acredito em amizade entre homem e mulher. Acho que a amizade pode durar o tempo q for, ela vai acabar na cama. Eu tenho um amigão, naõ rolou nada entre a gente (ainda) por falta de iniciativa (das duas partes) e de gole. Mas concordo com o outro comentário, acho q depois dos 'pegas' dá para continuar uma amizade boa. Se a gente não se apaixonar né? Parabéns pelo texto! =D

    ResponderExcluir
  8. Não entendi, vc "perdeu" os amigos (pro tempo, pras circunstâncias), então teve seus bons amigos, prova de que é possível. Eu não seria quem sou sem meus amigos homens, muitos. Só agora, perto dos 40, começo a ter alguma intimidade com mulheres. E dos tantos amigos e amigas que tive a vida toda (porque é a vida que nos separa, e não o gênero), houve sim episódios de "desejinhos". Engraçado que apenas 2 pessoas confundiram amizade com paixão, uma mulher e um homem. Sem contar os meninos/homens de quem me aproximei por achar interessantes e que acabaram se tornando bons amigos. Não acho que a vida possa ser tão compartimentada/rotulada. Acho que é tudo mais complexo, ainda bem, e no bom sentido.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Tico e a Tina. É possível sim um homem ser amigo de uma mulher. Pode até ser que o cara se aproxime inicialmente por outro motivo, mas isso não inviabiliza uma amizade "pura e simples".
    Depende muito da cultura, do ambiente, do momento na vida de cada um.
    Algumas pessoas se dão até melhor com os amigos do sexo oposto do que com os amigos do mesmo sexo.

    ResponderExcluir
  10. vou engrossar o caldo e dizer que tb não acredito. daí muitas mulheres podem dizer 'mas eu tenho fulano, que é muito meu amigo e nada aconteceu' - ahãm... dá mole pra vc ver se não rola? ahahahha

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho - e sempre tive - muito mais amigos homens do que mulheres. Isso pq nunca consegui muito tempo e paciência pra papo 'mulherzinha'. Meus grandes amigos homens continuam amigos até hj. Desejo? Não. Só me apaixonei por um amigo, que a vida me tirou de forma violenta. Mas, enfim, eu acredito nessa amizade. Mais fácil pra mim a relação com eles.

    ResponderExcluir
  12. Faz muito bem em não acreditar.Amizade entre homens e mulheres sempre tem um desejo reprimido.É daquele tipo de amizade que se um der bobeira,geralmente a mulher,o outro não resiste.Eu não resisto,aliás eu insisto,sempre.

    ResponderExcluir
  13. Eu sinto muito discordar, mas é muito determinístico dizer que sempre tem algum desejo reprimido (Até porque isso também quer dizer que *EU* não poderia ter amigos homens porque eu não tenho nenhum desejo por nenhum deles ¬¬). Nenhum relacionamento entre pessoas tem via de regra, apesar de ter alguns comportamentos em comum, mas não da pra dizer que a intenção é sempre a mesma.

    E esse negócio de dizer que o amigo na verdade quer na verdade ser colorido eh bullshit. Pessoas que tem um minimo de caráter e de maturidade sabem bem ao que se propõem e agem como tal (Seja uma amizade, seja um jogo de conquista). E não posso responder por gente tosca também não.

    ResponderExcluir
  14. tudo sempre tem um quê de flerte, sim, que vai à frente ou não... alguns colegas gostam de conversar comigo aqui no job, mas logo vêm com aquela "vou embora, vc é casada", então é algo que passa sim pela cabeça deles. claro que tem os que não verbalizam isso ou sublimam, pô, supernormal, né? isso que diferencia os atirados dos sensatos. mas um pensamento que seja sempre ocorre, ainda que velado.
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Era que é normal, tesão existe nos seres humanos, ainda mais amigos. O duro é escutar "não, vc é amigo(a)....." , como escutamos muito, principalmente os homens quando jovens.

    ResponderExcluir