sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Meus 5 filmes preferidos (e bônus)


Meu cult movie é Paris, Texas do cineasta alemão Wim Wenders. A imagem acima do post, da lindíssima Nastassja Kinski é a cena que me vem a mente: quando ela está num lugar onde as mulheres se exibem sem ser tocadas pelo clientes. E a deprê alucinada de Harry Dean Stanton e sua fixação por Paris, no Texas. Enfim, é meu eleito! (AQUI)

O PODEROSO CHEFÃO - Gosto de toda a saga, mas o filme com o Marlon Brando é a essência dos Corleone. Assisti faz pouco tempo e não me perdoo em não ter visto antes. Acho que foi a melhor obra do Francis Ford Copolla. Além do tom profético do Don, que não queria se aliar aos outros chefões para esquematizar a venda de drogas. "Isso ainda vai matar a Humanidade", diz o visionário. (AQUI)
AMADEUS - Esse filme mexeu tanto com a minha cabeça na época, que fiquei sem falar com ninguém. Sempre fui apaixonada por Mozart, e a visão de Milos Forman, sob a óptica da inveja de Salieri foi sagaz. A risada do jovem Mozart na pele de Tom Hulce deu um tom pop ao filme. AQUI
HAIR - Olha o Milos Forman ai de novo gente! A história é boa. Muito boa! Aguente o musical, vale a pena! (AQUI)
TUBARÃO - Sim, gosto tanto do filme que comprei a caixinha de edição especial de aniversário de 30 anos da película, com os extras do Mr. Steven Spilberg. É a música, a trama, as incansáveis vezes que imitei na praia o ataque do tubarão da primeira vítima. Amity Beach, as câmeras em close up no chefe de polícia, Roy Scheider, quando fica de vigília na praia. São tantos os detalhes que eu contaria o filme inteiro. (AQUI)

Bônus:
PSICOSE - É o conjunto Alfred Hitchcok,trilha sonora, o sangue em preto e branco no chuveiro (acho genial), a personagem de Norman Bates. Também tenho DVD remasterizado. (AQUI)
BLADE RUNNER - Ridley Scott consegue acreditar que Daryl Hannah e Rutger Hauer são bons atores. A trilha sonora de Vangelis e o eterno Indiana Jones, Harrison Ford, de policial durão. Adoro a cena da morte da primeira andróide, que é dançarina e sai correndo com uma capa de chuva plástica e cai no vidro. É uma pintura! (AQUI)
ASSASSINOS POR NATUREZA - Da parceria Oliver Stone e Quentin Tarantino, que me dá sensação de amor e ódio. Eu adoro as personagens, sei as falas e acho a trilha sonora do caralho. Edição 10! Com diz Wayne Gale "fast food para o cérebro". (AQUI)
DOGVILLE - Quando eu comecei a assistir, fiz uma promessa mental "se essa porcaria não melhorar, desisto!' - o enredo engata a partir dos 15 minutos, mas a marcação teatral de Lars Von Trier não é para qualquer um. (AQUI)

* Com certeza terei que fazer outro post com mais filmes que gosto, mas, por enquanto é só pessoal!
** E um especial só com Almodóvar

12 comentários:

  1. Querida, se eu for falar de todos os filmes que gosto passarei o resto da vida só escrevendo sobre isso no blog. Dos seus gosto de quase todos. Pelo menos de todos do bônus. Mas, não gosto de Tubarão nem de Amadeus. Amo cinema, de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  2. A trilha de Hair é muito boa tbém. De resto a moça tem bom gosto, incluindo Tubarãoq é tudo isso mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha, não vi vários. Sem falar que sou incapaz de fazer listas =/

    ResponderExcluir
  4. Repito as palavras de Fernanda! Me sinto ignorante entre blogueiras tão cult...quem sabe a convivência não me faz melhorar por osmose? =)

    ResponderExcluir
  5. Estávamos sem ideia de que filme assistir hoje, rs. Acho que a lista trouxe sugestões pro sabadão! Ah! A trilogia do Poderoso Chefão é excelente, mas vc tem razão em apontar o 1º: "take the gun, leave the cannoli" é repetaculê. Dos bônus, to criando coragem pras muitas horas de Dogville. =*

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa sua seleção, escolha perfeita. Pena ( ou sorte) que filmes incríveis não faltam para listar.

    beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  7. E Pulp Fiction e 2001: Uma odisseia no espaço? Cade??

    ResponderExcluir
  8. Desconheço o primeiro, mas fica a vontade de correr atrás depois de ler tantos elogios aí e no adorocinema.com. De resto, lista diversificada e só de filmaços. Algum dia me animo a fazer o mesmo!

    ResponderExcluir
  9. CRIS - ponto para as meninas! Mas Tubarão e Amadeus são bons. Tenta!
    HARI SELDON- honra recebê-lo em meu blog
    CAMINHANTE E FRAN- vergonha nada, vá na locadora com a listinha e olhos à obra!
    MÊ - me conta quando assistiu a algum da lista e se gostou, claro!
    ANÔNIMO- Gosto desse 2 filmes, mas não figuram nos meu preferidos.
    NILTON- arrisquei o coro mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ronise,

    Gostei de todos os filmes que vc citou, exceto Amadeus

    O problema com esse filme é a perspectiva falsa em que ele coloca Salieri, como um medíocre invejoso.

    Por exemplo, a parte em que Mozart humilha Salieri é ridicula. Este estava compondo ao piano ou cravo, tocando nota por nota depois anotava na pauta musical, quando na verdade, um grande compositor como ele, jamais faria isso.Acrescente-se que a melodia era digna de estudante dos primeiros meses de música.

    Apenas para constar, Salieri foi professor de Bethoven e Shubert, entre outros, ensinou inclusive ao filho de Mozart.

    Em suma, ao final, cabe indagar se Mozart era um grande compositor ou seu suposto rival que era muito medíocre. Salieri não merecia e Mozart não precisava disso.

    A vida está cheia desses conflitos, por exemplo a conhecida rinha de Benny Goodman e Charlie Christian

    Um abraço

    Por fim, a minha lista preferida é essa:

    Andrei Rublev
    Stalker
    Vá e Veja
    O Sétimo Selo
    A Fonte da Donzela

    ResponderExcluir
  11. É fácil fazer filmes a la Tarantino. Basta gostar de sangue e ter um gosto razoável para música. E claro, ter trabalhado numa locadora de vídeos, como ele.

    ResponderExcluir
  12. Paris, Texas é um dos meus favoritos 'de sempre', e esta cena (a do peep-show) é, dentro do filme, a minha favorita - o diálogo em que, finalmente, tudo começa a fazer sentido - 'i knew these people'... é de arrepiar, e me emociona até hoje. Belíssima mesmo, grande cinema. :)

    ResponderExcluir