quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E o trânsito hein?!


Eu acho que aqui em Curitiba, depois da natural pergunta "será que vai chover?", o assunto mais comentado é "e o trânsito hein?!" Isso porque, na linda província cultural, ambiental etc e tal, o comportamento os motoristas tem sido cada vez mais discutido, criticado e ainda não solucionado. Eu percebo que estamos envolvidos numa aura de competitividade negativa, semelhante aos torcedores de futebol que usam sua paixão para refletir o lado lobo mau.
Desde a dondoca com sua Sportage até o aparente inofensivo senhorzinho com um Tempra 94, quase todos se acham o dono da rua. Foda-se! o cavalheiro ou a dama que está dando sinal que vai sair da vaga. Buzina, se estiver dando sinal que vai entrar numa garagem ou numa vaga, se parar o carro para ser gentil e dar a vez para alguém, porque a prioridade é sempre eu, eu e eu!
Ai assisto o telejornal nativo, para saber que bastam duas horas de chuva nesta manhã, que os bombeiros fizeram 93457 atendimentos de pequenos acidentes na área urbana da cidade. Por quê? Porque um carro fica na cola do outro, a frenagem é estúpida e a pista está molhada, todo mundo está atrasado, quem nunca pega o carro no dia-a-dia pega no dia de chuva e todo mundo fica mais zonzo do que mosca em dias de chuva. Eu pensei que certos maus-hábitos dos motoristas eram coisas de curitibanos, mas li o post do blog Fatalidades & Futilidades , do dia 9 de agosto, que fala a saga da Dany no RJ. Então concluo que falta de educação no trânsito: é coisa nossa Brasil!
Não sou santa, nem um super exemplo de direção defensiva, mas todos os dias, do Centro Cívico ao Centro, perto do Teatro Guaíra, que levo uns 25 minutos na hora do rush, percebo as seguintes manobras:
1) 90% dos ônibus ficam atravessados em pelo menos duas faixas, impedindo o fluxo do trânsito;
2) Caminhonetes e carros importados se abstem de dar seta e te "fecham" sem dó nem piedade, somente porque não admitem um carro popular estar na frente;
3) Garotinhas universitárias tentam se desembagulhar fazendo maquiagem ou passando torpedinhos no celular, enquanto a fila anda;
4) Gatinhos e gatinhas atravessam a rua como se tivesse ouvindo e sob efeito de Legalize it;
5) Motoristas de táxi acham que sinal amarelo é passe correndo fia;
6) As rotatórias desta cidade urbanisticamente tão comentada, são os infernos. A preferêcia é do carro que está circulando, mas na hora do rush fica tudo parado, então, todos se acham na preferencial.
7) A nata do Sion que depois vira promotor, político, socialite, sabe usar aquele dedinho como ninguém, dentro de suas carangas blindadas. Um charme!
8) 90% das cagadas e de músicas de péssimo gosto são de veículos com placas da Região Metropolitana de Curitiba. Batata!
9)De cada 3 carros, 2 tem adesivos da família. Veja o que os Piangers fizeram;
10)Deixe aqui, sua opção!

4 comentários:

  1. De acordo com a minha filha os piores motoristas trazem em seus pára-brisas adesivos que citam Deus e/ou Jesus Cristo ou então que fazem alusão a alguma Igreja! Note-se que ela tem só 10 anos. E obviamente não dirige.

    Não vejo saída pro trânsito, nem alternativa. Só prevejo que vai ficar cada vez pior e vamos todos enlouquecer dentro de nossos carros, dando uma de "Um dia de Fúria".

    ResponderExcluir
  2. Concordo em genero numero e DEGRAU! Ficar em duas pistas, infelizmente, nao é uso exclusivo de busão nao, tem mto "motorista" q, so pra ver mais adiante,como se nao soubesse o pq do transito nao andar,se escala na pista do lado.
    O unico modo de melhorar o transito, alem da educaçao, é descentralizar.Ja tive o "privilegio" de trabalahar no Cabral, e morava no Guaira, e no trajeto inteiro era punk. Na nossa cidade, nao tem mtas opçoes de via de acesso aos bairros, entao, acaba afunilando todo mundo nos mesmos lugares.

    ResponderExcluir
  3. Eu, que não dirijo e quando estou no carro é sempre de carona, adoraria que no centro só circulassem transporte coletivo e bicicletas. #radicalizei #climaomaneiro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Pela primeira vez vejo alguém reunindo as pérolas do trânsito curitibano. Eu ainda acrescentaria os insuportáveis pedestres que confundem a Rua XV com alguma praia, porque atravessam a rua na maior calma e lerdeza, em pleno horário de pico e com o sinal VERDE para os carros, ainda por cima. Tem os bicicleteiros que não respeitam as vias do ônibus expresso e acham que é ciclovia, atrapalhando o trânsito e causando acidentes. E depois a culpa é do motorista, sempre! Podia ter habilitação pra pedestre também, não?

    ResponderExcluir