sábado, 2 de outubro de 2010

Voto ou não voto, eis a questão


Um dia antes das eleições que colocará possivelmente a primeira mulher como presidente da República do Brasil, ainda não defini meu voto para deputado federal. E, confesso, uma pessoa politizada como já fui, envolvida em movimentos partidários, vermelhinha de coração, brizolista de ideal, nunca na história desse país interior chamado roniselândia fiquei tão desanimada para participar deste dito, momento cívico (nossa, isso me parece tão regime militar).
Tenho razões de ordem pessoal para a escolha de candidatos nessas eleições, mas isso não vem ao caso detalhar. O que me frustra é a falta de motivação, de pessoas e partidos e ideologias que se aproximem de um social não só da sigla. Vejo os debates com sorteios de papeizinhos para discutir gestão pública, malha viária, relações internacionais, não que não sejam temas importantes, mas ainda somos um brasilzinho, que mal anda com as próprias pernas e não temos a espinha dorsal de uma sociedade formada por políticas públicas de saúde, educação e segurança pública consolidadas.
Eu não vejo, não ouço um político sequer com propostas claras, com planos de ação definidos a respeito dessas pastas imprescindíveis. O que percebo, são projetinhos isolados, uma mosca rondando um bolo de esterco de um elefante. Ai você vota no X para não dar poder para o Y, porque se presume que supostamente o X seja voltado para ideiais dos pobres e o Y representa a elite. E o pior, que XeY já fizeram parte da mesma equação!
Nunca fui favorável ao voto nulo, mas também sem levantar bandeirinhas de execração a quem opta por isso, porque o importante é o exercício democrático, que hoje mais parece 123, tiririri, 456, tiririri, 789, tiriri, as tecladas dos candidatos soando mais um! mais um! mais um!

5 comentários:

  1. Concordo plenamente. Nós pensamos em votar no menos pior, e não no melhor, o que não é certo. Parabéns pelo texto, otimos argumentos.

    ResponderExcluir
  2. Essa seria minha primeira eleição pra Presidente, mas terei que justificar...Pensando por um lado, eu acho que ia ficar numa cilada pra votar...eu fico meio que na sua equação, mas ao mesmo tempo não gosto desse e daquele, e no candidato que tenho mais simpatia às vezes sinto uma "inconsistência". O que fazer? Nulo também não gosto. Sinto que muito gente se sente no mesmo barco... haha Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Realmente precisamos de uma renoção. Acredito na Marina e no Aécio fora do PSDB pros próximos anos. Quem sabe renova de verdade. Ou pelo menos um pouco.

    ResponderExcluir
  4. projetos isolados, exatamente isso. candidatos canastrões, programas de governo pobres e filhotes de alien como o Tiririca. tenso...

    ResponderExcluir
  5. pois eu anulo meu voto há muitas eleições...

    ResponderExcluir